Programa Jovem Aprendiz - Entrevista com Denise Lora

Atualizado: Ago 14


O Programa de Aprendizagem é uma excelente oportunidade para inserção do Jovem no mercado de trabalho, além de ser uma ferramenta de desenvolvimento profissional.

Para falar sobre este assunto convidei uma amiga de trabalho, Denise Lora.


Denise Lora é pedagoga e psicopedagoga, especialista em Design Instrucional e estudante de Neurociências aplicada à Educação. 

Atua há 10 anos na área de educação, sendo 8 anos em capacitação de jovens em programas de aprendizagem do Espro e CIEE.

Atualmente leciona na rede pública de ensino e realiza projetos independentes na área de psicopedagogia, formação de professores e educação de jovens.

O que é o programa Jovem Aprendiz? Quem pode participar?

DENISE LORA: O Programa de Aprendizagem tem por objetivo a inserção dos jovens no mercado de trabalho, é baseado na lei 10.097/2000, que determina uma cota de contratação de jovens de 14 a 24 anos (no caso de deficiente não há limite de idade), por parte de empresas de médio e grande porte, respeitando a proporção de 5% a 15% do quadro de colaboradores. 


Como é o contrato de trabalho do Jovem Aprendiz?

DENISE LORA: O contrato de Aprendizagem é regido pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, tem duração máxima de 24 meses, com carga horária, na maioria dos contratos de 6 horas, sendo essas cumpridas na empresa e em Entidade Capacitadora Autorizada. O contrato prevê  direito a um salário mínimo-hora, vale transporte, 13º salário e férias.


Como funciona o programa de aprendizagem do jovem? Quais são as principais disciplinas?

DENISE LORA: Concomitantemente à capacitação prática realizada na empresa, o jovem recebe formação teórica ministrada por uma Entidade Capacitadora Autorizada. O conteúdo refere-se ao ambiente corporativo compreendendo matérias como cidadania, ética e comportamento, além das matérias específicas que são ministradas de acordo com a área de atuação do jovem na empresa, que podem ser temas relacionados a área comercial, logística, atendimento, entre outras.

Além disto, os jovens interagem semanalmente esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências relativas as atividades exercidas no ambiente corporativo e deste modo, o programa de aprendizagem garante ao jovem esta junção entre teoria e prática profissional.


Quais as vantagens de um jovem participar de um programa como este?

DENISE LORA: Além do possibilidade de renda, o jovem recebe estímulos baseado nas experiências vividas na empresa e em ambiente de capacitação teórica, que contribuem para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Estes jovens amadurecem e se transformam ao longo do programa, ampliando o seu senso de responsabilidade, sua compreensão sobre normas de conduta do ambiente profissional e podem vir a ser efetivados ao final do contrato de aprendizagem.

Como participar de um programa de aprendizagem?

DENISE LORA: Existem diferentes canais para busca de oportunidades de trabalho como Jovem Aprendiz. Algumas empresas anunciam este tipo de vaga diretamente no "trabalhe conosco" do seu site, neste caso o jovem pode realizar o seu cadastro neste canal ou ainda enviar o seu currículo para o RH. Outras empresas, anunciam as vagas em sites de emprego ou junto as entidades capacitadoras, então, também é interessante cadastrar o currículo nestes canais e acompanhar o anúncio de vagas.

Além disto, existem vagas nos órgãos públicos que são anunciadas por meio editais.

Quais são as principais entidades capacitadoras do Programa Jovem Aprendiz?

DENISE LORA: Existem muitas empresas atuando no mercado, algumas delas focadas em ramos específicos de atividade, existem entidades capacitadoras por exemplo, que atuam exclusivamente com capacitação para empresas de varejo, outras para o segmento de tecnologia e exitem também as que trabalham de forma mais abrangente atendendo diferentes segmentos de negócio, destas últimas as mais conhecidas são:

CAMP - https://campcentro.org.br

CIEE - https://portal.ciee.org.br

ESPRO - https://www.espro.org.br

NUBE - https://www.nube.com.br

SENAC - https://www.sp.senac.br


Como funciona o processo seletivo dos jovens para inclusão no mercado de trabalho?

DENISE LORA: A seleção pode ser feita diretamente pelo empregador ou pela entidade capacitadora. Quando através da entidade, após cadastro no site ou envio de currículo é feita uma triagem de acordo com oferta de vagas e encaminhando para o RH da empresa solicitante, que pode vir a realizar seu próprio processo com testes, entrevistas e dinâmicas de grupo.

Quais são os maiores desafios que vocês enfrentam com os jovens na educação e emprego?

DENISE LORA: O maior desafio é o mudar o olhar de gestores, educadores e pais no que tange a maturação deste futuro profissional. Cria-se expectativas irreais sobre um jovem que encontra-se em desenvolvimento e que precisa de ajuda para aprender. 

Ao ingressar no programa de aprendizagem, estes jovens geralmente estão no ensino médio e ainda tem mentalidade de adolescente e de estudante, eles ingressam no programa de aprendizagem justamente para conhecer e entender o ambiente profissional e a função do programa é justamente oferecer suporte ao jovem neste sentido. Em contrapartida, também temos o desafio de orientar o jovem sobre a diferença entre o ambiente de estudo e o ambiente profissional no que tange ao comportamento, aos relacionamentos e a relação com os gestores.


Gostaria de adicionar alguma outra informação sobre o programa? 

DENISE LORA: Enxergo que este programa tem um grande potencial de contribuir com os jovens, em especial os jovens em situação de vulnerabilidade social, ao proporcionar renda, formação e portanto inclusão, então, é muito importante divulgar este programa junto as comunidades carentes e agir para que as vagas cheguem ao conhecimento destas pessoas que mais precisam. Infelizmente, o número de vagas ainda é insuficiente para atender a demanda, e ainda vejo muitos jovens de periferia nas ruas, sem acesso a este recurso.


#programadeaprendizagem #jovemaprendiz #primeiroemprego #sérievidaecarreira

2 visualizações

© Todos os direitos reservados à Carla Rabetti | VIDA AUTÊNTICA.