O Segredo da Saúde

Atualizado: Out 16


Meu corpo é minha casa, disse Jamil. _Elisa Biazzi

Dentro da prática do Health & Welness Coaching, estudamos a importância da saúde e da qualidade de vida para o bem-estar da mente e das emoções. Afinal, são estes os recursos que nos conduzem pela vida no alcance de nossos objetivos e portanto, são parte do processo de desenvolvimento humano.

Nos últimos anos, tenho me dedicado com maior empenho a compreensão do funcionamento do meu corpo e sua interação com a natureza. Tive a sorte de conhecer uma vendedora de porta a porta - a Dona Maria, que me apresentou a obra O Segredo da Saúde de Eliza Biazzi e descobri que promover saúde para o nosso corpo é mais simples do que pensamos. Isto porque, os melhores recursos já estão disponíveis na natureza, logo, aprendendo como usá-los corretamente podemos otimizar o funcionamento do nosso corpo, alma e espírito.

Após concluir minha leitura, preparei uma breve resenha desta obra de 174 páginas para compartilhar com vocês. Confiram a seguir!

Segundo a biomédica Elisa Biazzi, existem muitas formas de prevenção e recuperação da saúde com o uso de plantas, ervas e frutas. A autora apresenta na obra a importância da desintoxicação e os sete remédios naturais, além de outras dicas super relevantes.


Desintoxicação


Estamos constantemente expostos a inúmeras agressões de microrganismos como vírus, parasitas e bactérias. Estes microrganismos podem ser oriundos de produtos tóxicos existentes no ar, na água, nas plantas e nos animais. Essas substâncias são incompatíveis com nossas células e nosso organismo se empenha no combate destes corpos estranhos. Além disto, o equilíbrio ácido alcalino também é bastante importante para a normalidade das funções celulares, e também pode ser afetado por um estilo de vida desregrado.

Dai a importância da alimentação desintoxicante baseada em caldos e sucos, os líquidos auxiliam o corpo na eliminação de toxinas.

A respiração profunda de ar puro, caminhadas, jejum, hidroterapia e outros procedimentos da medicina natural também podem contribuir com este processo.


O Caminho Melhor


Este é o território da saúde e da longevidade, poder para se livrar-se das doenças, utilizando os oito remédios da natureza:


1. Água - O que pode fazer por você

Quando ocorre falta de água no organismo, o corpo começa a racionar, protegendo os órgãos vitais e afetando a pele e os ossos e gerando sintomas como dores nas costas, dores articulares, artrite, dores de cabeça e enxaqueca, câncer de cólon, acidez estomacal, pedra nos rins, pele ressecada, asma, obesidade, mau humor e carência de vitaminas do complexo B e C que são hidrossolúveis.

Tudo isto porque, 80% da cartilagem é composta de água, e falta de água gera atrito, que por sua vez gera inflamações. O cérebro também é 90% constituído por água, que é o principal veículo para as transmissões nervosas, para o trabalho dos neurotransmissores, o pensamento, interpretações e atitudes.

Se hidratados os intestinos trabalham melhor, prevenindo o câncer. A água também neutraliza o PH do estômago, evitando a acidez; dilui as excretas dos rins, impedindo a calcificação; hidrata a pele, aumentando a elasticidade e viço; melhora o funcionamento dos pulmões evitando ressecamento dos canais de passagem do ar, que quando ressecados geram obstrução, ressecamento e consequente inflamação.

É importante estar atenta a qualidade da água, ela deve ser sempre alcalina, de fonte natural e sem gás. A água também pode ser utilizada na parte externa do corpo como recurso para hidroterapia (tratamento terapêutico por meio de água). Os mais utilizados são: banhos, fricções, compressas e clisteres (lavagem intestinal)

Estes tratamentos são indicados como complemento para a cura de quase todas as doenças, pois agem na circulação ativando o sistema imunológico e normalizando a nutrição e a oxigenação celular.

>> Clique aqui para conferir outras dicas da autora!

>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


2. Sol - Iluminando seus dias

Angelus Silesius afirmou que o Sol estimula tudo, põe a dançar as estrelas todas.

De fato, o sol, é muito mais do que luz e iluminação, ele é um elemento capaz de afastar a depressão e sintetizar a vitamina D, que é importante por influenciar o metabolismo do cálcio e do fósforo, garantindo a saúde dos ossos, também age como modulador nos processos inflamatórios, otimiza a produção de insulina, previne o câncer ao induzir a apoptose (morte das células cancerígenas), reduz o risco de doenças cardíacas e combate as dores ósseas e musculares.

Basta de 15 a 30 minutos diários de sol, três vezes por semana para obtenção de níveis normais desta vitamina.

Importante lembrar que o protetor solar, impede a interação do sol com a pele e por este motivo, é recomendável se expor ao sol no período das 9h as 10h da manhã, ou das 16h as 17h da tarde, sem protetor solar, protegendo com mais cuidado a região da cabeça e peito.

A redução ou eliminação de alimentação antinatural (gorduras de origem animal e muito sal) é importante, pois estes alimentos fragilizam a pele ampliando o risco de lesões.

Mesmo com uso de protetor solar, a pele não estará totalmente protegida contra o melanoma, por este motivo, é importante estar atento também a proteção interna, feita por meio da alimentação.

>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!

3. Ar Puro - O remédio mais disponível na natureza

A autora alerta, que todos os processos vitais utilizam oxigênio, e a respiração é o único meio de provê-lo. Também é importante considerar que para que o oxigênio seja adequadamente transportado, é preciso ferro, ácido fólico e vitamina B12 para produzir células vermelhas do sangue aptas a transportar oxigênio. Portanto, exercícios físicos, luz solar, alimentação viva, crua, com enzimas e fermentos próprios, somados a respiração correta, são os segredos para um sangue puro e oxigenado.

Evitar alimentos como cafeínas e refrigerantes, que são ladrões de ferro, também é algo importante a se considerar.

  • Respiração Purificadora: Neste tipo de respiração é necessário realizar uma inalação completa e reter o ar por alguns segundos, exalando pelos lábios metade do ar inalado, então aguardar um pouco e em seguida soltar o restante do ar;

  • Respiração Passo a Passo: Ao caminhar, com a cabeça erguida, ventre ligeiramente encolhido e ombros relaxados. Faça uma respiração completa, contando de um a oito, contando a cada passo um número. Isto ajudará a capacitar os pulmões por meio de caminhadas diárias de 3 a 6 quilômetros.

>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


4. Fé - Remove montanhas no processo de cura

A autora afirma que ao desenvolvermos hábitos corretos, o Criador multiplica os resultados de cura sobre o nosso corpo e o impacto conjunto das forças humanas e divinas impulsionará a vida com saúde. Isto porque, fé se releva pelas obras, de modo que, crer é praticar as leis naturais de integridade criadas por Deus.


>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


5. Alimento - O milagre

Diz-me o que comes, dir-te-ei o que és. _ Eça de Queirós

A origem e qualidade dos alimentos é fundamental no resultado que eles irão gerar no organismo humano, isto porque, tudo que comemos, é transformado em sangue, células, órgãos e vida.

Os alimentos influenciam o nosso temperamento e visão patológica ou saudável do dia a dia. Portanto, como disse um cozinheiro francês citado no livro, devemos nos negar a construir o que 

somos com alimentos de má qualidade.

Para estabelecer um programa alimentar saudável, é importante considerar a importância de regularidade (comer sempre no mesmo horário), realizar três refeições ao dia, beber água no intervalo entre as refeições.

Para as três alimentações diárias deve-se considerar os grupos alimentares: frutas doces, frutas ácidas, frutas semi-ácidas, frutos oleaginosos, verduras, hortaliças, mel, leguminosas e feijões, feculentos e cereais, da seguinte maneira:

Desjejum de Rei: A primeira refeição deve ser mais substancial e completa, contendo sais, vitaminas, reguladores, proteínas, construtores e açúcares/energéticos;

Almoço de Príncipe: A segundo refeição deve ser completa, contendo hortaliças, cereal, feijão e verduras;

Jantar de Mendigo: A terceira e última refeição deve ser leve, contendo frutas ou sucos de frutas, acompanhado de pão torrado.

O jantar leve é importante para favorecer a restauração do sistema nervoso, o sono, evitar a absorção de toxinas, contribuir para a longevidade, poupar a energia vital.


>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


6. Exercícios Regulares - Vida longa


Nossas faculdades fortificam-se pelo exercício e se enfraquecem pela inatividade. _ Horace Mann

A pratica de atividades físicas, contribui com a longevidade e qualidade de vida, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o risco de câncer em até 20%.

A caminhada em locais com subidas e descidas leves são o exercício ideal, isto porque:

Contribui com a normalização da respiração; Movimenta os músculos do organismo de maneira harmoniosa, natural e sincronizada, sendo revigorados e fortalecidos; Amplia a eficiência da circulação sanguínea, produzindo maior oxigenação interna; Elimina toxinas através do suor, torna o cérebro mais ativo e beneficia também o sistema nervoso em virtude da oxigenação; Fortalece o coração; Garante a flexibilidade; Reduz o risco de problema cardíacos; Combate a hipertensão; Controla o estresse; Fortalece o sistema imunológico; Aumenta a disposição e a capacidade de resolver problemas; Mantém os ossos sadios e fortes e portanto previne a osteoporose, garantindo a normalidade das articulações.

Trabalhar em hortas e jardins é um ótimo exercício para produzir saúde do físico e do sistema nervoso.

Apesar de ser importante para a saúde a prática de exercício físico, também pode oferecer risco a saúde quando feita de forma exagerada. Estudos recentes revelam que pessoas que exageram em exercícios físicos têm mais chances de morrer do que aqueles que não se exercitam e que treinos intensivos predispõem a infarto, derrame, câncer e problemas psicológicos.


>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


7. Repouso - O segredo de adiar o envelhecimento

Segundo William Dement da Universidade Stanford, o sono é o mais importante indicador de quanto tempo uma pessoa viverá. Isto porque, o sono é um importante restaurador do sistema nervoso e a única maneira de preparar o cérebro para suas funções.

Sintomas como irritação, falta de memória, incapacidade de concentração, raciocínio e julgamento equivocados resultam de noites perdidas.

O descanso semanal também é um importante recurso neste processo de repouso e recuperação do organismo.


>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


8. Paz Interior - Para vencer a depressão

A descontração e a alegria fazem bem a saúde, pois estimulam hormônios como a endorfina que ao circular pelo corpo promovem ações calmantes, alívio e bem-estar, conduzindo a um estado de relaxamento que faz a vida fluir através da corrente sanguínea que segue adequadamente seu curso.

O oposto também é verdadeiro, a rigidez e o perfeccionismo aumentam as chances de morte prematura, ao criar condições para que hormônios do estresse se elevem contraindo a musculatura e os vasos sanguíneos e assim favorecendo a hipertensão, a má circulação sanguínea, comprometendo a oxigenação e nutrição celular.

É importante compreender que somos uma soma de corpo físico, mente e espírito, assim como uma planta que possui ramos, flores e perfume.

Os ramos representam sua estrutura física, o corpo, as flores seriam a mente/psicológico por serem estruturas de sustentação, as flores seriam a essência (perfume) as emoções/sentimentos, enquanto a essência que perfuma seria o espírito que se expande de modo invisível mas perceptível.

Mente clara, espírito alegre e agradecido são frutos de um corpo saudável. Pensamentos, sentimentos e atitudes são também resultado do trabalho das células. _ Elisa Biazzi

Cultivar rancores e mágoas, é prejudicial ao bom funcionamento das suas emoções e portanto pode influenciar negativamente todo o seu organismo.

A depressão, ansiedade, obsessão, compulsão, pânico e outros transtornos resultam de demandas excessivas de conflitos internos ou da contínua exposição a fatores estressantes que gastaram as reservas das funções nervosas. Toda pessoa deprimida, possui baixos níveis de seratonina, que pode estar associado a baixa de triptofano - aminoácido precursor da seratonina.

A normalidade do sistema nervoso, depende de envio dos nutrientes corretos para o cérebro, contemplando complexo B dos aminoácidos, em especial triptofano, zinco, selênio, cálcio, fósforo, carboidratos complexos, ácido fólico e potássio.


>> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!


O poder das Folhas, Flores, Talos e Raízes


Essências e Óleos Maravilhoso: Os óleos são capazes de influenciar a química do organismo, normalizando o funcionamentos dos órgãos e também influenciando as emoções e atitudes ao serem recebidos pelos neurotransmissores, após inalados também agem nos pulmões e no cérebro e se aplicados na pele alcançam a corrente sanguínea em poucos minutos, espalhando-se pelo corpo. Podem ser utilizados em massagens.

São eficazes contra fungos, bactérias e vírus, trabalham na regeneração dos tecidos, são antioxidantes, destroem os radicais livres e defendem as células de processos cancerígenos.

Principais Óleos Essenciais (São fluidos aromáticos e voláteis): Alecrim, Benjoim, Camomila, Cedro, Cipestre, Eucalipto, Gerânio, Hortelã-pimenta, Lavanda, Mirra, Néroli, Olíbano, Rosa, Sândalo, Ylang-Ylang, Tea Tree ou melaleuca, Hamamélis.

Principais Óleos Carreadores (Aqueles que carregam e transportam, ou seja, são os veículos para penetração dos óleos essenciais): Abacate, Damasco ou abricó, Amêndoa (doce), Andiroba, Babaçu, Buriti, Calêndula, Castanha-do-Para, Gergelim, Gérmem de trigo, Semente de Girassol, Jojoba, Linhaça, Neem, Pecã, Oliva, Dendê, Prímula, Urucum e Uva.

É importante que os óleos sejam de origem confiável, armazenados em vidros escuros.


Ervas Extraordinárias: As plantas possuem propriedades antioxidantes e outras substâncias fitoterapêuticas, capazes de combater radicais livres de oxigênio, vírus e bactérias, que contribuem com o câncer, coágulos sanguíneos, colesterol, triglicérides, diabetes, doenças crônicas, doença de Parkison, catarata, envelhecimento precoce e etc.

Entre os principais antioxidantes estão: Betacaroteno, Glutationa, Indol, Licopeno, Quercetina, Ubiquinol 10, Vitamina C, Vitamina E.

Também é possível encontrar nas ervas propriedades Bactericidas, Anti-inflamatórias, Fungicidas, Anticoagulantes, Antivirais, Antimucônicas, Hormonais, Antiulcerativas, Sedativas e Calmantes.

Entre as principais ervas utilizadas na antiguidade estão: Alho, Ginkgo biloba, Melissa, Hipérico, Plantago, Babosa, Salsão, Feno-grego, Gengibre, Centelha asiática, Jojoba, Kava-kava, Azeite de oliva, Espirulina, Camomlia, Estévia e Ginseng.

Algumas ervas também são consideradas universais: Agrião, Alecrim, Almeirão, Arnica, Angélica, Anis, Arruda, Artemísia, Carqueja, Cavalinha, Cominho, Dente-de-leão, Endro, Eucalipto, Funcho, Genciana, Hortelã, Jambolão, Linhaça, Losna, Malva, Manjerona, Maracujá, Mil-em-rama, Pau-dárco, Orégano, Quássia, Quebra-pedra, Sabugueiro, Sete-sangrias, Urtiga-vermelha e Violeta.


Recursos Fantásticos

  • Argila: A terra é composta por minerais e metais que são um excelente condutor de eletricidade. O corpo humano por sua vez, também é composto por eletricidade, de modo que íons positivos e negativos percorrem os fluídos do nosso corpo, rodeando as células e caminhando pela corrente sanguínea. Por este motivo o emplasto de argila é reativo, promovendo trocas invisíveis capazes de promover o equilíbrio da região. A argila tem propriedades antioxidantes, destrói agentes responsáveis pelo envelhecimento celular, absorve a toxicidade e a umidade, combate inflamações, nutre e fornece minerais e oligoelementos, limpa a pele, ativa a circulação e atua nas varizes. >> Clique aqui e confira vídeo com outras dicas sobre este tópico!

  • Carvão: É um remédio capaz de neutralizar venenos e aliviar dor, quando usado tanto por via oral, quanto aplicado a feridas que não cicatrizam. 

Doenças "MM" - As que matam mais

Você tem medo do câncer?

A palavra câncer significa caranguejo em latim, em virtude de sua aparência que se assemelha a um caranguejo procurando apoderar-se da presa. Várias causas podem originar o tumor cancerígeno, como fumo, álcool, vírus, irradiações químicas, toxinas ambientais e genética. Os alimentos que mais contribuem com a possibilidade de câncer são: gorduras, carnes, bacon, maionese, leite e seus derivados, embutidos (salame, mortadela, linguiça, presunto e salsichas), carne de sol, charque, peixe salgado, cereais refinados, picles, açúcar, bebidas artificiais, produtos de confeitaria, bebidas muito quentes. Já as frutas, cereais, hortaliças e sementes tornam o ambiente hostil para o crescimento do câncer por possuírem: fitoquímicos, antioxidantes, fibras e enzimas.


Livre-se das doenças cardiovasculares

Entre as principais doenças do sistema circulatório estão a Arteriosclerose, Pressão Alta e Colesterol, Arritmias e Varizes. A maioria destas doenças são causadas por alimentação incorreta ou vida sedentária e também podem ser tratadas com auxilio da alimentação e de hábitos saudáveis.


Porque continuar com diabetes

A diabetes consiste no incorreto aproveitamento das açúcares, que não conseguindo entrar nas células para produzir energia ficam no sangue. Esta ineficiência na absorção do açúcar se dá segundo pesquisas, por bloqueios nos receptores das células, causados pelo excesso de gordura, além disto, fatores emocionais, também podem prejudicar a produção de insulina que é o condutor da energia até os receptores das células.


Doenças do Sistema Respiratório

Entre as principais doenças do sistema respiratório estão o asma, faringite, laringite, rouquidão, gripes, tosses e resfriados e rinite alérgica. Em sua maioria estas doenças podem ser causadas por maus hábitos, tais como alimentação antinatural, fumo, álcool, bebidas geladas, uso excessivo de condimentos e outros fatores como ar poluído ou má respiração. O estado psicológico também pode influenciar, uma vez que fragiliza o sistema imunológico.


Obesidade

Uma das doenças que mais mata no mundo todo, a obesidade pode ser causada por doenças glandulares, falta de exercícios, fatores emocionais, herança genética que predispõe à doença, líquidos juntamente com refeições e excesso de sal. Algumas ações são importantes no tratamento desta doença: Aumentar o uso de alimentos crus e sempre iniciar as refeições com eles, frutas, sucos, vitaminas, saladas e sementes, diminuir o consumo de sal, beber água nos intervalos das refeições, comer devagar e mastigar bem, usar somente alimentos integrais, substituir açúcar por mel, livrar-se de condimentos, não usar álcool ou fumo e realizar programas de desintoxicação.


Doenças da infância

  • Amígdalas inflamadas: As amígdalas podem ser prejudicadas pelo ar contaminado, umidade com mofo, álcool, fumo, poeira e o costume de deixar os pés frios;

  • Pruridos, urticárias e alergias: As urticárias normalmente são de origem alérgica, é a reação do organismo a algum mecanismo agressor que podem ser substâncias químicas, frio, calor, agrotóxicos e alimentos;

  • Cólicas: É causada pela contração do intestino, que podem ser ocasionado por prisão de ventre, gases intestinais e friagem;

  • Hemorragia nasal: Consiste na perda de sangue pelo nariz, que pode ser ocasionado pelo excesso de sol, esforço ao espirrar, muito calor ou frio;

  • Otite: É uma inflamação do ouvido que pode causar muita dor, apresentar secreções, inflamação das amígdalas e nariz congestionado, podendo ainda causar dores e infecções no ouvido médio. Alimentos de origem animal (leite bovino ,ovos) e açúcares contribuem para a fragilidade do sistema imunológico, favorecendo a otite.

​O livro também apresenta dicas de tratamentos alternativos para diarreias e febre. Além de receitas e outras orientações sobre como aplicar de forma prática os conhecimentos acima.

Uma obra incrível e super completa, que vale a pena ter em casa para consulta.

Disponibilizada exclusivamente através da venda porta a porta e os interessados podem entrar em contato com Laércio Andrade pelo número 12 9 9746 5693 para adquirir.


Que amor e paz guiem sua vida!


Em amor, #OSegredoDaSaúde #ElisaBiasi #VidaNatural #PrevençãoDeDoenças #Health #Welness #Saúde

0 visualização

© Todos os direitos reservados à Carla Rabetti | VIDA AUTÊNTICA.